Nem sempre temos ideia de como é a nossa imagem de costas, até porque não ficamos nos vendo no espelho (pelo menos não com a mesma frequência que de frente, né?😁).
Por não termos esse hábito, ocasionalmente precisamos "dar um corte" ou "fazer um corte ", mas não conseguimos perceber isso porque não olhamos para trás.
E levando o "corte" para o sentido conotativo, o mesmo acontece na vida... Eventualmente precisamos fazer alguns "cortes" e eliminar situações (ou pessoas) que de alguma forma nos fazem mal (e que nem sempre percebemos).
Ao meu ver, isso inclui olhar para trás, mas no sentido figurado, entende? Analisando o passado.
É comum ouvirmos frases como: "Esqueça o passado. Não olhe para trás" "Preocupe-se apenas com o futuro".
Em situações em que a pessoa está sob alguma influência emocional, abalada, e que precisa superar algum trauma, até concordo com essas frases, mas em situações adversas penso que o passado é um grande ajudante no processo evolutivo.
Só quando olhamos para trás, podemos fazer uma análise de fatos e situações que, avaliadas friamente, nos mostram onde erramos, onde podemos melhorar e que tipo de emoções sentimos em situações vividas anteriormente.
Isso contribui para uma auto análise que nos abre os olhos para circunstâncias que podemos mudar no presente e no futuro.
Por isso sou a favor de cortes: sempre que vejo pontas duplas, ralas,
ou mesmo quando não as vejo, mas as sinto... Ou sinto que algo em minha existência precisa ser cortado para que eu recupere o meu bem estar.
Comments