top of page
Buscar
Foto do escritorLilian Corrêa

Escolha: um poder grandioso que todos nós temos.

Atualizado: 13 de jun.

Temos o poder de escolher tudo em nossas vidas. E você já parou para analisar o quanto uma escolha simples e pequena pode mudar toda a estrutura de uma vida?

Pois bem... estou com 42 anos atualmente e pela primeira vez em tantos anos, vejo o quanto minha vida se transformou por conta das minhas escolhas.

Vivo nesse momento um período de transição e de muita resiliência para que tudo se encaixe e se acerte como era antes... e isso tudo por causa de uma escolha errada.

Acredito que tudo faz parte de um grande aprendizado. E ontem, suplicando às Deus, as constelações, planetas e ao universo que me iluminassem, eu pensei: "No fundo no fundo, será que fiz uma escolha errada? Ou será o universo me dando os sinais que tanto peço para me ajudar a fazer minhas escolhas?"


Em algum momento da vida as coisas podem não sair como gostaríamos (e TODOS, sem exceção teremos esse momento algum dia), mas só nós temos o poder de mudar qualquer situação, através de escolhas. Não é fantástico isso?


Às vezes, as escolhas "erradas" nem são nossas, diretamente, mas de algum amigo, parente e etc, mas nós, por estarmos junto a essas pessoas, "pagamos o pato". E aí? O que fazer?

Lembra do que falei sobre escolhas? Então, você escolhe: se submeter aos problemas dos outros (no caso de relacionamentos amorosos ou familiares que geralmente tem uma duração maior) ou assumir apenas os seus. Simples assim! E isso envolve aprender a dizer NÃO.


O grande "X" da questão é: assumo a responsabilidade (e erro) de outra pessoa (e pago por ele), ou escolho a minha saúde mental, minha filosofia de vida e deixo que o universo ensine essa pessoa a lição, para que ela mesma aprenda e se levante?


Tenho alguns pensamentos um tanto quanto contraditórios sobre isso... acredito que todos erramos. Por essa razão, vale sempre ajudar, mas dependendo do histórico da pessoa. Não estou discriminando ninguém, quero deixar claro, mas para mim, não tem muita lógica ajudar alguém que vive enrolado(a), envolvido(a) em problemas, sejam eles dos mais simples aos mais cabeludos. Ajudar alguém assim, só irá aumentar o problema, pois eu estaria alimentando uma bola de neve. Resumindo, se conheço alguém que sempre se esforçou, sempre teve boas atitudes e que em certo momento passa por dificuldades, eu ajudaria. Do contrário, não faria isso... Mas essa é a minha linha de raciocínio, ok? E você não precisa pensar como eu. Faz parte do nosso assunto principal: ESCOLHAS! :)


Outra coisa que acredito é que cada um passa pelo que precisa para sua evolução própria. Todos temos oportunidades. Vejo deficientes sem braços e pernas trabalhando com os lábios em pinturas, vejo pessoas sem os braços vendendo produtos na rua, porque pessoas saudáveis (moradores de rua) não podem trabalhar? "Ah, faltam oportunidades" Será? Será que essas pessoas tentaram algo? Acredito que para tudo existem exceções, mas em sua grande maioria, todos temos oportunidades de crescem e de escalar qualquer poço fundo em que tenhamos nos enfiado. E isso faz farte do aprendizado. Dependendo da ajuda que uma pessoa recebe, ela não aprende a lição. Vou fazer um comparativo aqui... Um exemplo: uma lagarta cria o seu casulo e quando está pronta para sair dele, transformada em borboleta, vai se libertando. Você já viu esse processo? Ela sai do casulo meio melada, úmida, e precisa esperar as asas secarem para só então voar. Agora imagina se antes dela se libertar, alguém, com dó dela, a ajudasse a sair? O ciclo natural de crescimento e aprendizado é quebrado, e isso certamente prejudicaria o primeiro voo da borboleta.

Assim acredito que seja com o ser humano. Precisamos evoluir, nos transformarmos, e tudo em nossas vidas é aprendizado. Não é querer ser rude ou fria, mas sim seguir a lógica natural das coisas. O ser humano (em sua grande maioria) só dá valor ao que é conquistado e não ao que é dado.


Resumindo: eu ajudaria e não ajudaria rs. Depende da situação!

Ah, e um detalhe importante também: nunca dê ou faça pelos outros o que nem você tem para você. Se você não tem saúde, por exemplo, não tente cuidar de alguém enfermo. Você não vai resolver o problemas de nenhuma das duas pessoas. Cuide de você! Só dê ao próximo o que para você não fará falta de alguma forma (digo isso sobre bens materiais e coisas intangíveis). O nosso coração pode até ser puro, mas nem sempre os de algumas pessoas são.


Finalizo falando novamente: tudo são escolhas. Mas quer uma dica: ESCOLHA-SE, em primeiro lugar, porque o motivo de eu estar aqui escrevendo isso é justamente por ter escolhido permitir situações em minha vida que viraram tudo do avesso... Pense em você se cuide! Resolvi me cuidar e agora estou no casulo (passando por tempestades e ventanias, mas internamente segura de que em algum momento irei voar). E sei que a natureza não falha no seu ciclo! Poderia passar o dia aqui escrevendo, mas preciso escolher ir trabalhar agora! :)

Até breve! Boas escolhas para o dia de hoje! Namastê!

:)

0 visualização0 comentário

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page