Quando eu era adolescente, adorava comprar a revista CAPRICHO só para ler os horóscopos e as características de capricórnio. Não acreditava sempre em tudo (referente às previsões), mas as características sempre batiam perfeitamente com o meu jeito de encarar a vida.
Entre tantas dúvidas, dramas e mudanças de hormônios, aquela era uma das poucas identificações que eu tinha com o meu entendimento de vida.
Essa identificação me ajudava a saber quem eu era, o porquê de como eu reagia a algumas situações e com isso, eu tentava entender melhor aquela fase, uma vez que nada parecia fazer muito sentido.
Eu não concordava com o sistema, não entendia o sentido de tudo, não me encaixava em padrões, não queria ser o que queriam que eu fosse... eram tantos "NÃOs", e tantos "NÃOs" que ouvi nessa fase que me resultaram em dúvidas, introversão, discordância, entre outras características que hoje vejo que atrasaram muito o meu desenvolvimento comportamental. Parece coisa de doido, né?
Com o passar dos anos e já na idade adulta, comecei a ter mais certeza dos meus pontos fortes como capricorniana e pensar em trabalhar os pontos fracos e defeitos (identificar e trabalhar defeitos é o meu maior desafio até hoje).
E vou ser muito sincera aqui: reconhecer suas características (negativas) não é fácil, mas a coisa piora porque nosso cérebro automaticamente nos convence de que "somos assim e não vamos mudar", e aí é que tudo complica. 🥴
Sem querer me vi trabalhando o autoconhecimento e gradualmente fui aproveitando situações do dia a dia para tentar melhorar meus pontos fracos.
E se a cada dia eu conseguir evoluir (como acho que já consegui alguma coisa rs) estarei um pouco mais realizada porque só eu sei o quanto é difícil essa luta interna.
Bom, paciente, disciplinada, realista, pé no chão, persistente e organizada eu sou. E como eu não suporto perder tempo, pode ser que em breve eu esteja fazendo uma nova postagem falando sobre algumas melhorias 🙏
Só não me vejo ainda falando que resolvi todas elas 100% porque no meu entendimento de vida nunca seremos perfeitos e essa é uma luta ETERNA sobre equilíbrio e constância num mundo que te mostra constantemente o contrário.
Comments