Já pensou em enfrentar um desafio que cada vez mais difícil nos dias de hoje: uma semana sem redes sociais? Essa pode ser uma jornada reveladora de autoconhecimento e conexão genuína.
Não tenho o hábito de ficar muito tempo nas redes. Em média, fico 30 min por dia no Instagram, por exemplo. De fato, não me faz falta porque sempre tenho atividades para executar no meu dia a dia, seja no trabalho ou mesmo em casa.
Para quem é um tanto ansioso certamente seria muito desconfortável. Afinal, as redes sociais se tornaram uma parte tão integrada de nossas vidas que se afastar delas pode parecer quase como se desconectando do mundo. Mas, à medida que a "abstinência" for passando, uma calma profunda, novas descobertas e uma sensação renovada de liberdade poderá invadir o peito de qualquer um que aceitar esse desafio.
Sem a constante pressão de atualizar feeds, responder a mensagens ou acompanhar a vida de outras pessoas, penso que há mais tempo e espaço para estar presente no momento presente e se conectar com pequenos detalhes diários que proporcionam a verdadeira felicidade.
Conversas presenciais e risadas espontâneas, a beleza da natureza sem a necessidade de capturas em foto, e a conexão com atividades e hobbies, muitas vezes negligenciados pela distração digital e muitas outras atividades simples, mas que nos fazem ter uma conexão maior com nós mesmos é o que mais nos ajuda a entender o que realmente tem valor na vida.
As redes sociais muitas vezes alimentam um ciclo de comparação, depressão e auto pressão. Sem a influência dessas plataformas, é possível se libertar da necessidade de se comparar com os outros e se concentrar com a sua própria jornada de crescimento pessoal.
Ao fim do desafio, voltar às redes sociais, certamente te fará ver tudo de uma nova perspectiva. O importante é aprender a fazer escolhas mais conscientes sobre como e quando usar essas plataformas. Valorize mais os momentos offline e busque cultivar relacionamentos autênticos que vão além dos likes e dos comentários virtuais (ah, e não fique na dependência deles porque eles são ótimos estímulos para o EGO, o que em excesso, não contribui nadinha para um desenvolvimento pessoal) .
Embora as redes sociais tenham seu lugar em nossas vidas, é fundamental manter o equilíbrio do seu uso com momentos de desconexão e reflexão. A verdadeira felicidade não está em busca de validação online, mas sim em encontrar alegria e significado nas experiências simples e autênticas que a vida tem a oferecer.
#midiassociais #vidavirtual #vidareal #conectar #desconectar #instagram #desenvolvimentopessoal #escolhas #celular
Comments